Breve Histórico da Disciplina de Neurologia Clínica na Escola Paulista de Medicina

Prof. Dr. Afonso Carlos Neves

Fausto Guerner

Fausto Guerner


A Escola Paulista de Medicina foi fundada em 1933 por Octávio de Carvalho. O Manifesto de Fundação da Escola foi publicado em 1º de Junho de 1933 e o Ato de Instalação e a Aula Inaugural aconteceram em 15 de Julho de 1933. Essa aula foi ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Pacheco e Silva, nomeado então Professor Catedrático da Cadeira de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina. Embora as aulas de Psiquiatria somente viessem a ocorrer em 1938, essa caracterização do professor Pacheco e Silva vinha então já demarcar uma separação entre as cadeiras de Psiquiatria e de Neurologia.

A primeira Cadeira de Neurologia do Brasil foi instituída em 1912, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, tendo como seu primeiro catedrático o Prof. Dr. Antônio Austregésilo, após um período desde 1881 em que a Cadeira chamava-se de “Psiquiatria e Moléstias Nervosas”.

Em São Paulo, a primeira Faculdade de Medicina foi fundada em fins de 1912, a Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Desde seu início, teve a Cadeira de Psiquiatria e Moléstias Nervosas, cujas aulas iniciaram-se em 1918, ministradas pelo Professor Dr. Franco da Rocha. Substituído depois pelo Prof. Dr. Enjolras Vampré, a Cadeira manteve-se assim até 1935.

Assim, a primeira individualização dessas duas cadeiras ocorreu em São Paulo com a fundação da Escola Paulista de Medicina, embora as aulas em separado tenham se iniciado em São Paulo em 1935/36 na Faculdade de Medicina de São Paulo.

Paulino Longo

Paulino Longo

O primeiro professor de Neurologia da Escola Paulista de Medicina foi o Prof. Dr. Fausto Guerner, formado na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1924 e tendo se aprimorado no exterior. Ele escrevia artigos, participava de associações científicas e revistas, e até mesmo de comunicações radiofônicas. Consta que talvez tenha dado algumas aulas. No mesmo ano de 1938 adoeceu gravemente e veio a falecer.

Em seu lugar, ficou como professor catedrático o Prof. Dr. Paulino Longo, um dos discípulos de Enjolras Vampré, o fundador da escola neurológica de São Paulo. Paulino Longo chefiou a cadeira de 1938 a 1966, quando se aposentou. Em seu lugar entrou o Prof. Dr. Paulo Pinto Pupo. Em 1967 o Prof. Longo faleceu. O Prof. Pupo permaneceu como chefe até 1970, quando então assumiu a chefia o Prof. Dr. Dante George, que ficou até 1974. A partir de 1974 entrou o Prof. Dr. José Geraldo de Camargo Lima que ficou na chefia até os anos 1990. Após o Prof. Dr. Geraldo, assumiu a chefia o Prof. Dr. Luiz Augusto Franco de Andrade, que permaneceu na disciplina por período de 2 anos, até que novo concurso para titular fosse realizado. Em 1997 assumiu a chefia o Prof. Dr. Alberto Alain Gabbai, que foi sucedido pelo Prof. Dr. Ademir Baptista Silva e este, por sua vez, pelo Prof. Dr. Henrique Ballalai Ferraz, seu atual chefe.

Paulo Pinto Pupo

Paulo Pinto Pupo

Lembremos que a Departamentalização da EPM ocorreu em 1951 (a primeira faculdade de Medicina no Brasil com departamentos), de modo que, a partir de então a Cadeira passou a chamar-se Disciplina de Neurologia, fazendo parte do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia. A configuração deste Departamento, com estas disciplinas, deu-se por conta da força e presença de Paulino Longo, pois ambas as disciplinas poderiam ter ficado separadas respectivamente nos departamentos de Medicina e de Cirurgia.

O Prof. Paulino Longo era pessoa bastante carismática que praticamente fundou a escola neurológica da EPM, com grande tino clínico e semiológico, reunindo vários neurologistas e aprendizes em torno de si.

José Geraldo Camargo Lima

José Geraldo Camargo Lima


 
O Prof. Pupo tinha já um pendor mais do tipo científico e também de grande preocupação com o curso de Neurologia, de modo que instituiu até mesmo um professor substituto que ficava se sobreaviso para o caso de ter que substituir o professor principal no caso deste faltar. Ele foi quem fez o primeiro eletroencefalograma no Brasil.

Já o Prof. Camargo Lima instituiu a Pós-Graduação na Disciplina de Neurologia em 1978, e incluiu no Departamento a Disciplina de Neurologia Experimental sob a chefia do Prof. Dr. Esper Abrão Cavalheiro. Em 1979, foi instituída a Residência Médica em Neurologia como pré-opção no Exame de Residência na EPM; antes disso, os residentes em Neurologia prestavam concurso para Residência em Clínica Médica.
 
 

Professores da Disciplina de Neurologia Clínica 1993

Professores da Disciplina de Neurologia Clínica 1993
De baixo para cima e da esquerda para direita: Prof. Luiz Augusto Franco de Andrade, Prof. Eliova Zuckerman, Prof. Jose Geraldo de Carvalho Lima, Prof. Ceme Jordy,
Prof. Giancarlo Zorlini, Prof. Donato Friguglieti, Prof. João Nóbrega, Prof.Passos,
Prof. José Osmar Cardeal, Prof. Carlos Reis de Campos,
Prof. Paulo Henrique Ferreira Bertolucci, Prof. Deusvenir Carvalho,
Prof. Luiz Celso Vilanova
e Prof. Alain Gabbai  

Professores, Pós –Graduandos e Residentes da Disciplina em 1993

Professores, Pós –Graduandos e Residentes da Disciplina em 1993