Setor de Neuro-humanidades 2021

O neurologista, psiquiatra e filósofo alemão Henrik Walter disse na transição do século XX para o XXI:

“Neurociência tornou-se tão importante para a Filosofia Contemporânea quanto foram a Física e a Teoria da Evolução para a Filosofia Moderna passada”.

“As questões filosóficas inevitavelmente aparecem em certo estágio do trabalho científico mesmo que os cientistas envolvidos prefiram ignorá-las.

Isso é principalmente verdade em qualquer ciência que investigue o “órgão da alma”.

Em linha de pensamento similar a essas afirmações, demos início ao Setor de Neuro-humanidades na Disciplina de Neurologia da EPM-Unifesp

Em 2010 foi aprovada em reunião de Conselho de Departamento a criação do Setor de Neuro-humanidades. A criação desse setor ocorreu a partir de uma sucessão de dados históricos que culminaram nesse ponto.

Alguns médicos da Escola Paulista de Medicina cursaram também a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) em graduações de Departamentos variados como História e Filosofia, por exemplo.

A partir de discussões entre nós e com membros do Centro de História e Filosofia da Saúde (CeHFi) da EPM-Unifesp, começamos atividades de Discussões Interdisciplinares em 11/09/2001, criando o Núcleo de Estudos do Conhecimento (NECON). Ocorreram, a partir daí, reuniões semanais sobre temas os mais variados na interface medicina/neurologia/humanidades. Lembrando que Humanidades é um outro nome para Ciências Humanas. Não é sinônimo de humanização, de humanismo, nem de humanitarismo, embora reconhecendo a importância desses termos em suas acepções específicas. Pela Neurologia estiveram presentes Dr. Afonso Carlos Neves, Dr. Gilmar Fernandes do Prado, Dr. Deusvenir Souza Carvalho, psicólogo João Eduardo Coin Carvalho. Também estiveram presentes: historiador Dante Gallian, historiadora Márcia Silva, historiador Luís Ferla, Dr. Flávio Marques, Dr. Vinicius Blum, Dr. Rubens Baptista Junior, entre outras pessoas.

De 2004 a 2008, o Prof. Dr. Afonso Carlos Neves fez Doutorado em História Social da Ciência na FFLCH-USP, obtendo aprovação com distinção. Em 2010 publicou o livro de sua tese intitulada “O Emergir do Corpo Neurológico: Neurologia, Psiquiatria e Psicologia em São Paulo (1889-1936)”. A partir daí, foi criado o Setor de Neuro-humanidades, visando uma intersecção entre estudos de Neurologia e Neurociência e as Humanidades, representadas por Filosofia, Sociologia, Antropologia, História, Geografia, e Ecologia entre territórios biológicos e de Ciências Humanas.

A partir daí, para dar consistência a tal área, iniciamos uma série de cursos, palestras, participações em eventos, atividades e publicações.

Foram dados os seguintes cursos, alguns repetidos em anos seguidos: “Abordagens do Conhecimento: Multi, Inter e Transdisciplinaridade”; “Leituras do Corpo a partir da Psicologia e das Neurociências”; “Neurofilosofia e Filosofia das Neurociências”; “História da Neurologia e das Neurociências”; “Ecofilosofia e Filosofia do Meio Ambiente”; “Medicina Narrativa: processo interdisciplinar no cuidado à Saúde”; “Neurodiscurso do Fenômeno Humano”.

Participamos dos seguintes eventos:

2013 – III Congresso Internacional de Humanidades Médicas, apresentando o trabalho “Discurso Aristotélico Físico e Doença Cardíaca na Atualidade”, apresentado pelo Dr. Paulo Cardoso, coautoria de Dr. Afonso Carlos Neves.

2019 – VII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas com a apresentação do trabalho “Em Busca da Identidade Humanista do Médico”, apresentado pelo Dr. Paulo Cardoso, coautoria de Dr. Afonso Carlos Neves.

2021 – 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária com a apresentação do trabalho: “Narrativas em Saúde – Projeto de Extensão Interdisciplinar”, coautoria de Dr. Afonso Carlos Neves.

Foram feitas as seguintes publicações e eventos:

2010 – Neves, AC – O Emergir do Corpo Neurológico: Neurologia, Psiquiatria e Psicologia em São Paulo (1889-1936).

2015 – Cardoso, PGTA & Neves, AC – Discurso Aristotélico Físico e Doença Cardíaca na Atualidade. Revista Internacional de Humanidades Médicas. 4 (1), março, 2015.

2015 – Neves, AC – Dr. Claro Homem de Mello – primeiro psiquiatra de São Paulo. Editora Companhia Ilimitada. (Livro)

2016 – História da Residência Médica na Escola Paulista de Medicina – os primórdios. Editora Companhia Ilimitada (Livro)

2017, 24 de outubro – Palestra do Dr. Marco Bobbio sobre Slow Medicine na Reunião da Disciplina de Neurologia.

2018 – Lizier DS, Silva-Filho R, Umada J, Melo R, Neves AC. Effects of Reflective Labyrinth Walking Assessed Using a Questionnaire. Medicines (Basel). 2018 Oct 17;5(4):111

2019 – História da Residência Médica na Escola Paulista de Medicina – os primórdios – Parte 2. Editora Companhia Ilimitada (Livro)

2020 – História do Meio Ambiente em São Paulo no início do Século XX a partir de Periódicos Médicos. Editora Companhia Ilimitada (Livro).

Além disso, são desenvolvidos os seguintes projetos:

1 – Meditação Caminhando no Labirinto.

Atividade desenvolvida na Unifesp desde 2001, que trabalha com prática redutora de estresse. Artigo publicado em 2018 já referido.

2 – Narrativas em Saúde – Projeto de Extensão.

Projeto de Extensão multiprofissional e interdisciplinar que trabalha com Medicina Narrativa, com reunião mensal e alguns projetos de trabalho junto a pacientes e à coletividade.

 

Prof. Dr. Afonso Carlos Neves

Titulação:

Professor Afiliado da Disciplina de Neurologia EPM-Unifesp
Coordenador do Setor de Neuro-Humanidades da Disciplina de Neurologia EPM-Unifesp
Coordenador do Projeto de Extensão “Narrativas em Saúde”
Coordenador da Liga Acadêmica de Oratória e Retórica
Coordenador do Grupo de Fluxo do P.S. do HSP

Formação
  • Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1979)
  • Residência Médica em Clínica Geral e Neurologia pela EPM (1980-82)
  • Mestrado em Neurologia pela EPM (1988)
  • Doutorado em Neurologia pela EPM (1993)
  • Pós-doutorado pela University of California San Francisco, USA (1997-98)
  • Doutorado em História Social da Ciência pela FFLCH-USP (2008)

E-mail: [email protected] e [email protected]
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5091144674653531

Prof. Dr. Gilmar Fernandes do Prado

Titulação:
Professor Livre-Docente do Departamento de Medicina de Urgência da Universidade Federal de São Paulo
Chefe da Disciplina de Neurologia
Chefe do Setor de Medicina do Sono
Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina do Sono da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP

Formação
  • Graduação em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1984);
  • Residência médica em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (1988);
  • Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (1991);
  • Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (1996);
  • Pós-Doutorado (2001) pelo Johns Hopkins Hospital, Baltimore, USA;
  • Livre-Docência (2009) pela Universidade Federal de São Paulo.

E-mail: [email protected]
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2617510083171521

Prof. Dr. Carlos Jesus

Titulação:

Professor Afiliado Doutor e Mestre  do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da UNIFESP
Coordernador do Ambulatório de Neuro-triagem
Coordernador do Ambulatório de Neuro-humanidades

Formação

E-mail:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6624460601616479

COLABORADORES:

Prof. Dr. João Eduardo Coin Carvalho – Psicólogo e pesquisador do Setor de Neuro-Sono
Dr. Paulo Guilherme Tavares de Azevedo Cardoso – Médico neurologista

PÓS GRADUANDA:

Daniele Lizier – Fisioterapeuta